Cuidados Mamãe e Bebê
O diagnóstico de gestação precoce em gatas é importante para que o médico veterinário estabeleça um planejamento de manejos clínico e alimentar adequado para fêmea gestante. O primeiro sinal físico de gestação pode ser observados nas tetinhas, que aparentam uma cor rosada 15 a 18 dias após a ovulação. O tempo de gestação das gatas é de 64 a 65 dias, onde o desenvolvimento mamário aumenta no último terço da gestação, as tetas se tornam mais róseas e o leite aparece cerca de 24 h antes do nascimento.
Caso haja suspeita de gestação, é importante marcar uma consulta com um Médico veterinário para que ele possa realizar exames pré-natais, como ultrassom, exames clínicos para a confirmação, acompanhamento e orientação do desenvolvimento dos fetos.
A ultrassonografia é um método de diagnóstico de gestação que não oferece nenhum risco para a mamãe e para os filhotes. Permite um diagnóstico de gestação precoce, nas primeiras semanas em que a interpretação dos exames radiográficos e a palpação transabdominal dos embriões são difíceis.
Na 36° ao 45° dias de gestação os fetos tornam-se visíveis no Rx, que nesse período, o método da radiografia para o diagnóstico de gestação apresenta uma precisão de 100%, ode é possível fazer a contagem de fetos.
Rx Gata com 45° dias de Gestação.
Aleitamento Artificial do Neonato
Os filhotes de gatos necessitam de cuidados e atenção especial, pois não conseguem manter sua temperatura corpórea sozinhos, é muito importante aquece-los, alimenta-los.
O aleitamento artificial pode ser realizados com sucedâneos maternos caseiros ou fórmulas comerciais, porém em caso de emergência e temporários pode-se fazer o uso de fórmulas caseiras.
Esta é uma receita de fórmula caseira para gatinhos:
Ingredientes
90ml de leite de vaca integral
90ml de agua
120ml de iogurte natural
3 gemas de ovo
A fórmula deve ser administrada, dividida de 4 a 6 porções, dividida em 10ml na primeira semana de vida, 17ml na segunda semana , 20ml na terceira semana e 22ml na quarta semana.
Essa fórmula deve ser dada apenas para gatinhos que não puderam ser alimentados por sua mamãe, sendo contraindicado para filhotes que possuem cuidados maternos eficientes. Lembre-se de verificar a temperatura que não deve estar inferior a 36°C. Procure sempre um médico veterinário o mais rápido possível pra que possam ser feitas as orientações e consulta pediátrica nos filhotes.
Dra. Desire Cunha
Médica Veterinária
CRMV-SP37.382
dradesirevet@yahoo.com